Mais de 99% da carne brasileira é adequada

O programa,que verifica a eficácia dos sistemas de controle de resíduos adotados pelas indústrias nos produtos destinados ao mercado interno e externo,analisou porções de carnes bovina, suína,equina,de aves e de avestruz,além de leite,mel,ovos e pescados.
9 de abril de 2013 | 09:45

De Brasília // Os resultados do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes, divulgados ontem pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mostram que 99,54% das 14.596 amostras de carnes analisadas em laboratório estavam dentro dos padrões.

A maioria das amostras teve 100% de aprovação. O programa, que verifica a eficácia dos sistemas de controle de resíduos adotados pelas indústrias nos produtos destinados ao mercado interno e externo, analisou porções de carnes bovina, suína, equina, de aves e de avestruz, além de leite, mel, ovos e pescado.

O ministério anunciou, por meio de nota, que, no caso de análises que apresentaram índices inadequados de resíduos ou contaminantes, a Defesa Agropecuária verificará as possíveis causas das não conformidades e vai requerer das indústrias a adoção de medidas de qualificação de produtores rurais e educação sanitária para atendimento às boas práticas de uso de remédios veterinários na produção animal.

Às análises levam em consideração as recomendações do Codex Alimentarius (fórum internacional de regularização de alimentos), que são estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Seção: Economia/CONSUMO 

Fornecedor: Lupa Clipping

Por: Folhapress

Fonte: Jornal Correio Popular/ Campinas em 9 de abril de 2013 09:41

Pesquisar Tags:

carnes, programa, controle, resíduos, contaminantes, Codex, qualificação


Permalink |

Comentários

Deixe um comentário