Mapa e setor produtivo fecham acordo sobre aumento de teor de suco em néctar

A negociação foi realizada em audiência pública com participação de todos os segmentos das cadeias produtivas da uva e da laranja
15 de julho de 2013 | 09:03

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai escalonar o aumento de 30% para 50% de suco em néctares de uva e laranja. A negociação foi feita durante audiência pública realizada nos dias 2 e 3 de julho, em Brasília (DF).

Uma nova instrução normativa será publicada concedendo ao setor produtivo prazo de 18 meses para aumentar de 30% para 40% o teor de suco em néctares dessas frutas e, após esse prazo, mais 12 meses para que o teor suba de 40% para 50%.

Os novos prazos para o aumento do teor de suco em néctares também permitirão que o setor produtivo providencie rótulos com a declaração quantitativa de ingredientes.

A proposta também prevê que a quantidade de 30% de suco em néctares de baixa caloria seja mantida até que sejam realizados testes para ajustar o aumento do suco e a quantidade de calorias dessas bebidas.

O diretor do Departamento de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), Ricardo Cavalcanti, ressalta que a negociação contribuiu para que os envolvidos nessas cadeias produtivas tenham mais tempo para fazer testes de como oferecer uma bebida mais saborosa aos consumidores sem causar grandes impactos nos preços dos produtos.

Segundo o diretor, durante as negociações ficou evidenciado, entre a grande maioria dos atores envolvidos, que o mais importante é que o consumidor seja privilegiado com um néctar com maior valor nutricional. “Fico muito feliz em saber que esses segmentos atingiram um grau de maturidade tal que possibilitou o fechamento desse acordo democrático e histórico”.

Participaram da audiência representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir), Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), várias cooperativas e sindicatos rurais de produtores  de laranja e de uva, entre outros.

Por: MAPA

Fonte: Portal do Ministério da Agricultura em 9 de julho de 2013 08:59

Pesquisar Tags:

suco, laranja, uva, néctar, acordo, embalagem, rotulagem


Permalink |

Comentários

Deixe um comentário