Supermercado venderá produtos vencidos, mas ainda adequados

Comer alimentos vencidos faz mal para a saúde. Será?
18 de outubro de 2013 | 12:56

 Muitas vezes a data de validade expira, mas os alimentos e produtos ainda estão em condições de consumo que não apresentam risco para a saúde (afinal, a validade é uma data-limite aproximada, que pode ser adiantada ou atrasada). 

Para alertar a sociedade sobre o desperdício e criar uma rede de consumo mais criterioso, foi criado em Dorchester, Massachussetts, o supermercado The Daily Table, que comercializará comercializar somente produtos com prazos de validade vencidos, mas ainda em boas condições de consumo. O estabelecimento visa oferecer preços mais baixos e deverá atender à população mais pobre. 

Vale ressaltar que o supermercado, que será aberto em 2014, não vai oferecer risco aos consumidores, no entanto, os produtos comercializados nas gôndolas são indicados para consumo rápido ou imediato. “Estamos falando sobre recuperar alimentos. A maioria dos produtos comercializados são frutas e legumes. O ruim é que os clientes precisarão consumir os alimentos rapidamente”, explicou o proprietário, Doug Rauch, ex-presidente de uma grande rede de supermercados norte-americana. Segundo o site da rádio NPR, o novo empreendimento deve mesclar o conceito tradicional dos supermercados com o dos restaurantes, ajudando a conscientizar as pessoas sobre a necessidade de ficarem atentas aos prazos de validade.

O projeto surgiu após a divulgação de alarmantes números sobre o desperdício de alimentos. De acordo com a Universidade de Harvard, só nos EUA, 40% dos alimentos em bom estado vão parar no lixo. O estudo também concluiu que mais de 90% dos norte-americanos jogam fora os alimentos antes de expirar a data de validade.

Aqui no Brasil, uma iniciativa parecida poderia ser bem-sucedida, já que se alinhará aos valores que estão sendo perseguidos pelo nosso povo. Segundo uma pesquisa realizada pela Unilever Food Solutions, em 2011, brasileiros são os mais preocupados com o desperdício no mundo.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo vai para o lixo. No Brasil, aproximadamente 64% do que se planta é perdido ao longo da cadeia produtiva e 20% do total é descartado durante ou após o processamento culinário.

Por: Consumidor Moderno

Fonte: Uol Online em 18 de outubro de 2013 12:51

Pesquisar Tags:

validade expirada, alimentos, desperdicio, lixo, Brasil, supermercados


Permalink |

Comentários

Deixe um comentário