Festival Vale do Café leva a Bahia para o Vale do Paraíba

Entre os destaques da programação está o sarau sobre as passagens de Dorival Caymmi, grande homenageado do evento, pela região
15 de julho de 2014 | 10:57

O Festival Vale do Café, que será realizado até 27 de julho, promove espetáculos e concertos em igrejas, casarões, praças e fazendas históricas da região do Vale do Paraíba. Este ano, o grande homenageado do evento, que está em sua 12ª edição, é o músico baiano Dorival Caymmi. Abrindo a programação das fazendas, no dia 18, com a apresentação da pianista Bianca Gismonti, está o Hotel Fazenda Florença, em Conservatória (distrito de Valença/ RJ).

Para encantar ainda mais o público, levando a atmosfera da Bahia para a fazenda, os sabores da Bahia prometem aproximar mais o público da cultura e gastronomia da região. O brunch “Um banquete para Dorival Caymmi”, assinado pela pesquisadora de gastronomia histórica Ana Roldão, terá iguarias baianas inspiradas nas preferências alimentares do artista como empadinhas de bobó de camarão, acarajé, croquetes de xinxim de galinha, quindins de iaiá, entre outros. “Essas delícias permitirão que os comensais façam uma viagem no tempo e no gosto de Caymmi”, diz Ana Roldão.

Além disso, haverá um sarau teatral e musical batizado de “Caymmi e o Vale do Café”, que mostrará três passagens do músico pela região, sendo a primeira com apenas 24 anos, no ano de 1938. “Nesta ocasião, os amigos Dorival Caymmi e Jorge Amado, que moravam no Rio de Janeiro, vieram a Sebastião Lacerda (distrito de Vassouras), visitar o amigo Carlos Lacerda, que estava passando uma temporada na casa da sua família. Durante este encontro, os três amigos compuseram uma  bela música em parceria, ‘Beijos pela Noite’”, conta o proprietário do hotel e idealizador do sarau, Paulo Roberto dos Santos, lembrando que, na apresentação, vários personagens estarão recebendo Dorival com trajes e chapéus de época. E como o baiano foi um dos autores que mais enalteceu as tradições brasileiras, o grupo de Jongo da Florença também se apresentará dançando para homenageá-lo.  “Ainda fará parte do cenário uma escultura em papel em tamanho natural do próprio Dorival já octogenário, dando sua bênção, de autoria do artista plástico Henrique Resende”, afirma Paulo Roberto.

Hotel Fazenda Florença: Estrada da Cachoeira, 1.560, Conservatória, Valença. Telefone: (24) 2438-0124. Site:http://fazendasdoimperio.com.br/

Sobre o festival: http://festivalvaledocafe.com/

Fonte: 15 de julho de 2014 10:52

Pesquisar Tags:

Hotel Fazenda Florença, Festival Vale do Café


Permalink |

Comentários

Deixe um comentário
  • Coluna Do Editor

    ...e aqui estamos nós, em 2017!

    Leticia Evelyn Oliva-Cowell
    23 de janeiro de 2017 01:25
    Industria de Alimentos em 2017, nós estaremos acompanhando.