ITAL promove 4ª Semana Tecnológica

Estudo Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020 será lançado no evento
24 de setembro de 2014 | 19:58

O Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec), unidade pertencente ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento promove a 4ª Semana Tecnológica: Saudabilidade, Equilíbrio e Indulgência de 13 a 17 de outubro, na sede do Instituto, em Campinas. Este ano, um dos destaques do evento é o lançamento da publicação “Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020” que será feito durante o workshop no dia 15 de outubro.

A Semana Tecnológica, que já se consolidou como um evento destinado à transferência de tecnologia nas áreas de chocolates e derivados, balas e confeitos e cereais, farinhas e produtos de panificação, traz para as esferas públicas e privadas temas atuais e de interesse para o setor. Em sua quarta edição, o foco da Semana Tecnológica é a saudabilidade, equilíbrio e indulgência na alimentação.

“Seguindo seu Planejamento Estratégico e as diretrizes estabelecidas por seu Conselho Consultivo, o Cereal Chocotec/ITAL vem realizando projetos de P,D&I relacionados à redução e/ou substituição de açúcar, gordura e sódio e incorporação de ingredientes funcionais e/ou naturais em produtos alimentícios, gerando conhecimentos e transferindo-os para o setor agroindustrial, governo e instituições de ensino e pesquisa. O Centro vem acompanhando as tendências nacionais e internacionais dos setores em que atua, sobretudo no quesito saudabilidade, fator que motivou a escolha do tema da Semana Tecnológica 2014”, destacou o diretor técnico do Cereal Chocotec , Valdecir Luccas.

Durante o evento, serão oferecidos cursos tecnológicos de Microencapsulação Aplicada em Produtos de Panificação e Confeitos; Drageados de Frutas com Chocolate; Pão de Queijo: Tecnologia e Ingredientes; Chocolates: Ingredientes e Processos de Fabricação;  Balas Mastigáveis com e sem Adição de Sacarose; Barras de Cereais e de Frutas; Fabricação de Achocolatados em Pó;  Drageados Macios de Açúcar com Balas de Goma de Amido e  de Pectina; Saudabilidade em Produtos de Panificação: Pães e Bolos; Aeração Aplicada a Confeitos e Recheios para Chocolate e Sustentabilidade no Desenvolvimento de Produtos. A grande maioria dos cursos são teóricos e práticos e serão ministrados por especialistas do Cereal Chocotec/ITAL.

Segundo Luccas, o evento contribui para o desenvolvimento, modernização, fortalecimento e a competitividade de micro e pequenas empresas do setor, além de colaborar com o constante e necessário processo de inovação de empresas de diversos portes.

As inscrições podem ser feitas pelo link: http://www.ital.sp.gov.br/cerealchocotec/semana_tecnologica/inscricao.php

Lançamento “Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020”

A publicação “Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020”, que aborda os principais fatores de impacto, tendências, oportunidades e desafios para estes setores no Brasil, será lançada no dia 15 de outubro, durante a Semana Tecnológica Cereal Chocotec/ITAL.

O documento foi elaborado a partir da identificação de fatores de influência de mercado no país levando em consideração os impulsionadores da demanda, as mudanças no perfil e comportamento dos consumidores e as interferências dos stake holders de Bakery & Confectionery.  As informações utilizadas pela publicação foram obtidas por estudos feitos por centros de referência nacionais e internacionais, além da consulta a bases de dados.

“Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020 tem como objetivo central a identificação das principais tendências que afetam estes setores e suas implicações em termos da inovação tecnológica envolvendo ingredientes, processos e embalagens no desenvolvimento de novos produtos processados”, explicaram os editores do documento Guilherme de Castilho Queiroz, Raul Amaral e Denise Jardim.

O estudo mapeou cinco macrotendências na área de Bakery & Confectionery: Controle e Adequação, Nutrição e Funcionalidade, Naturalidade e Autenticidade, Premiumização e Experiência, Sustentabilidade e Transparência. Estas áreas estão alinhadas às tendências do mercado consumidor e devem  influenciar os mercados nos próximos anos, explicaram os editores.

A realização de “Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020” contou com o apoio das empresas Abima, Pepsico, Dori, Duas Rodas, Wickbold, Cargill, Abiepan, Bunge, Granotec e Selmi. O estudo foi executado por uma equipe multidisciplinar, formada por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos.

rie Trends 2020

Em 2010, o ITAL deu início ao projeto Trends 2020 com a publicação do estudo Brasil Food Trends 2020 (www.brasilfoodtrends.com.br), cujo resultado gerou um documento estratégico para o setor de alimentos. Em 2012, o Instituto lançou a publicação Brasil Pack Trends 2020 (www.brasilpacktrends.com.br) com tendências para o setor de embalagens- estas publicações já estão disponíveis para download gratuito. Em agosto de 2014, o estudo Brasil Ingredients Trends 2020 foi lançado com tendências para os setores ingredientes, alimentos e bebidas e suplementos alimentares. Atualmente, estão em desenvolvimento estudos sobre tendências e inovações nas áreas de Leite e Derivados, Carnes e Derivados, Frutas e Hortaliças, e Bebidas não Alcoólicasque serão lançados nos próximos anos.

Os estudos sobre tendências da Série 2020 têm o propósito de consolidar e sistematizar as informações mais confiáveis e atualizadas sobre tendências do consumo de alimentos processados, de modo a oferecer uma visão completa e organizada das possibilidades de inovação para as indústrias do setor, especialmente aquelas com pouco acesso a tais informações.

O ITAL criou a Plataforma de Inovação Tecnológica, uma estrutura de apoio e incentivo para a geração de projetos de inovação tecnológica, destinada a oferecer serviços que contribuam para o aumento da competitividade das indústrias. Atualmente, uma das atividades da Plataforma contempla o monitoramento contínuo das tendências e inovações, com base na análise de estudos, pesquisas e visitas a feiras e congressos dos setores de atuação do ITAL.

Por: Iara

Fonte: ITAL em 24 de setembro de 2014 19:53

Pesquisar Tags:

Ital, projeto Trends 2020, tecnologia, workshops


Permalink |

Comentários

Deixe um comentário