“ELES TAMBÉM NA COZINHA”

Terceiro livro de Evânio Alves sobre celebridades revela as aventuras gastronômicas dos homens mais famosos do planeta, como Clark Gable, Paul Newman, Vinicius de Moraes e Tom Jobim entre outros.
15 de dezembro de 2014 | 14:13

Quando lancei o meu segundo livro “As Divas na Cozinha”, em 2012, a maioria dos jornalistas que me entrevistaram encerravam o bate papo pedindo para eu fazer um livro de cozinha sobre os “divos”. Tenho que confessar que a minha verdadeira paixão é pelas divas, mulheres tão fascinantes e encantadoras. Mas não desmerecendo os “divos”, melhor dizendo, galãs, e satisfazendo o desejo dos jornalistas e amigos que me cobraram, resolvi escrever sobre “Eles Também na Cozinha”.

São aventuras gastronômicas e receitas dos homens mais famosos do planeta, um total de mais de 50 astros do cinema, teatro, música e também da literatura. Entre eles os americanos Clark Gable, Paul Newman, Humphrey Bogart, Jack Lemon, Hemingway. Os franceses, Gérard Depardieu, Sartre, Fernandel. Os brasileiros Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Fernando Sabino e muitos outros.

Tem os que sabiam e adoravam cozinhar, os que desejavam e não conseguiam fritar um ovo, e também os que eram um total desastre no fogão. O italiano Pavarotti era um guloso confesso e fiel à culinária italiana. Quando em viagem reservava duas suítes no hotel, sendo uma delas especialmente para montar a sua cozinha com todos os ingredientes e panelas que precisava.

 

Outros tinham boa vontade, mas não cozinhavam nada. Caso de Rock Hudson, cuja paixão pela cozinha era maior do que a sua habilidade. Ele assava tanto o churrasco que tinha que jogar debaixo d’água para apagar o fogo.

E tem os que não cozinhavam e comiam muito mal, como Elvis Presley, que mesmo a noite só comia hambúrgueres, pizzas e linguiças fritas. Era tão apaixonado por um sanduíche de pasta de amendoim com geleia que pegava o seu jatinho para ir até outra cidade experimentar porque ouvira dizer que o de lá era melhor.

O brasileiro Fernando Sabino não cozinhava nada, mas era bom de garfo e tinha total fidelidade à cozinha mineira. Era tão apaixonado por pastéis fritos que se deixasse ele comia em todas as refeições.

Tom Jobim adorava pescar com o filho e os amigos na Barra da Tijuca. Quando não pegava nada, comprava os peixes na Cobal do Leblon e, sem cerimônia alguma, chegava em seu restaurante preferido e pedia à cozinheira para fazer para ele.

E coisas curiosas aconteciam nas cozinhas famosas de Hollywood. Certa vez um vendedor apareceu na casa de Gene Kelly para demonstrar uma panela “mágica”. Estavam lá Rita Hayworth, Greta garbo e Hedy Lamar. A comida feita pelo moço ficou uma gororoba e Gene não deu a mínima para as panelas, mas se arrependeu de não ter fotografado todas aquelas beldades na sua cozinha.

Enfim, são muitas e deliciosas aventuras gastronômicas e receitas de “Eles Também na Cozinha”. Boa leitura! Bom apetite!

                                                                  * Evânio Alves é escritor e visagista

Um pouco sobre Evânio

Visagista há mais de 20 anos (profissional que cuida do cabelo e maquiagem), Evânio Alves também é pesquisador e escritor. De forma independente e levado pela paixão pelas divas do cinema, da música e do teatro, o artista lançou o seu primeiro livro “As Divas no Brasil” em 2010, onde conta com riqueza de detalhes o que as divas estrangeiras vieram fazer no Brasil. Em 2012,  Evânio lançou “As Divas na Cozinha”,   onde além de histórias,  ele revela as  receitas preferidas  das celebridades. A obra fez tanto sucesso, que foi preciso uma reedição. Em 2013, o escritor foi até a França publicar a versão traduzida do seu primeiro livro, que ganhou o nome de “Les Divas Européennes au Brésil”, que foi um sucesso, com repercussão positiva no Le Monde! No mesmo ano, ele copilou suas crônicas que havia escrito para uma revista de entretenimento e lançou “A Primeira Vez que Vi o Mar”, que se tornou a obra mais lida do autor. Agora em 2014, a pedidos de amigos e jornalistas, está lançando “Eles Também na Cozinha”, aventuras gastronômicas e receitas de homens célebres, entre eles Clark Gable, Paul Newman, Burt Lancaster, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e muitos outros.

Serviço:

Lançamento: “Eles também na cozinha. Aventuras gastronômicas e receitas de homens célebres”.
Autor: Evânio Alves

Produção e publicação: Evânio Alves

Páginas: 279

ISBN: 978-85-918273-0-5

Preço: 49,90

Vendas: www.espacodivas.com

Por: Nani Santoro

Fonte: 15 de dezembro de 2014 14:06

Pesquisar Tags:

livro, Evânio Alves


Permalink |

Comentários

Deixe um comentário